Todo mundo conhece o remake "Vanilla Sky" (2001). Nao? O filme reúne ficção, romance e thriller filosófico. Questões tipo: Quer sabe se o mundo é real ou quando um sonho começa a virar pesadelo? e citações como "Forget everything you know about life, and just open your eyes…" e "No matter who you are, No matter how you live, No matter how much you have, you dream of something more." estão por todo lado.
A versão americana traz algumas curiosidades, como a aparição rápida de Steven Spielberg na festa de aniversário de David (Tom Cruise) no Dakota, o diretor Cameron Crowe também trabalhou com Cruise em Jerry Maguire (1996), é um remake do espanhol Abre Los Ojos (1997) também com Penélope Cruz no mesmo papel (ninguem aguenta aquele sotaque...), o orçamento foi de U$75 milhões e arrecadou pouco mais de U$200 milhões.
Mas a idéia não é falar do filme... muito menos do romance... a idéia é falar dos ícones do filme. Portanto, ai vão quatro top Good Life ícones:
1) Apartamento do David no Dakota, estilo francês, construído em 1884! na 72nd St em frente ao Central Park West, diversos moradores famosos (Boris Karloff, Judy Garland, John Lennon, Rudolf Nureiev), projetado pela mesma empresa do Plaza, tinha elevadores para levar as carruagens para andares altos... depois claro, os estábulos foram transformados em garagem para os Ferraris e etc. Originalmente o prédio tinha 65 apartamentos de 4 a 20 quartos, todos de tamanhos diferentes e a eletricidade era gerada pelo próprio condomínio. Atualmente foi dividido, um dois dormitórios recente vale a partir de U$5M, além do condomínio ter que aprovar o novo inquilino.
2) Relógio do David, IWC Pilots Classic, Mark XV, caixa 38mm, movimento automático IWC Cal. 30110, 21 Jewels, 42 reserva de horas, 28,800 VPH, a prova d'água 60M, proteção contra campos magnéticos, considerado a melhor máquina automática do mundo. O Mark XV é um modelo clássico, no filme com dial preto e fecho deployent, valor de U$7k.
3) Carro do David, Ferrari 250 GTO Azul (não é preta), 1962, V12, 3.0L, 296HP, 36 unidades fabricadas entre 1962 e 1964. Se o carro do filme fosse verdadeiro, segundo informações do mercado, poderia ultrapassar o valor de U$30M, existe registro de uma delas leiloada a £24.7M. Porém a Ferrari do filme era uma réplica, contruída com base num chassi do Datsun 1976, de qualquer forma fez uma ótima participação, como também o Mustang 1967.
4) Quadro do David, o "La Seine à Argenteuil" de Claude Oscar Monet, 1873, óleo sobre tela, 50.5x61cm. Valor de mercado aproximado de U$3M.
Vou começar pelo IWC.
Mark